ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA NATAÇÃO

modalidadesNatacao1A natação é um esporte olímpico com características fisiológicas únicas e relações intensidade e esforço diferenciados de acordo com especialização e técnica inferida.Sendo um dos esportes mais praticados visando condicionamento físico e circulação e desenvolvimento motor (VELASCO, 1994).

A exigência de força e resistência depende da demanda de energia em acordo com as combinações dos sistemas aeróbios e anaeróbios, visando aprimorar variáveis fisiológicas em acordo com necessidade de recuperação, estado de saúde, adaptação ao treino atual, composição corporal ideal, e distribuição dos nutrientes relacionados com às sessões de treinamento diário (MEDEIROS e col., 2012).

A necessidades nutricionais de cada indivíduo são calculadas de acordo com a necessidade individual, gasto energético, especialidade, volume de treino e anamnese.Em geral as estratégias adotadas são correlacionadas à periodização de cada atleta afim de, obter melhor desempenho físico e competitivo dos mesmos.

Estuda-se a relação do maior índice de overtrainning em nadadores quando comparados à outras modalidades.O que pode ser atribuído à dificuldade da periodização adequada, treinamento extenso em acordo com várias especialidades em um mesmo atleta, técnicas distintas e adaptações aumentadas(DATO e CRISTINA, 2014).

Em oposição à tais sintomas, as estratégias nutricionais visam otimizar recuperação, realizar tamponamento, aumentar em alguns casos força com potência, outros resistência e regulação do cortisol e CPK.

Para isso é importante se ater às interações alimentares e suplementares, dosagem adequadas e rotinas e horários de ingesta em acordo com treinamento.

Algumas das estratégias mais interessantes aparecem em manipulações que podemos destacar a seguir;

*** TAMPONAMENTO/FADIGA;

BICARBONATO DE SÓDIO    5 gr

BETA ALANINA             3 gR

1-2 Cps L.A antes do treino.

_____________________________________________

Arginina AKG        750 mg

Citrulina Malato    500 mg

1-2 Cps pré e pós treino.

_____________________________________________

Taurina        500 mg

1 cps antes treino( reflexo).

 

*** FORÇA/POTÊNCIA/ DESEMPENHO;

Tribullus Terrestris    500 mg

1 Cps Antes Treino.

PHOSFATOR            1,5 gr

1 Cps Manhã e Tarde.

Phenibut

 

Conforme prescrição médica.

Ms.Caroline Ayme Fernandes Yoshioka

 

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