Curiosidades Olímpicas…

Olimpiadas

Os Jogos Olímpicos tiveram início na cidade de Olímpia na Grécia antiga. Os homens participavam dos jogos em honra à Zeus e as mulheres tinham seus próprios jogos em honra à Hera. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Dentre as modalidades praticadas podemos citar o arremesso de dardo, salto em altura, lançamento de disco, corridas, lutas e muitas outras.

No ano 1896, os Jogos Olímpicos foram retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participaram 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Desde então, a cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A bandeira olímpica representa essa união de povos e raças. Os cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.

 

NATAÇÃO

A natação é um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, sendo disputado desde a primeira edição das Olimpíadas em 1896 em Atenas. A partir dos Jogos de 1912 a disputa foi aberta para as mulheres.

Nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos, os atletas nadavam em águas abertas, ao lado de patos e peixes – o Rio Sena, por exemplo, foi palco das competições em Paris no ano de 1900. A disputa da natação em piscinas Olímpicas teve início apenas nos Jogos de Londres em 1908.

                                                         

    Provas das Olimpíadas Rio 2016

Curiosidades

  • O país com maior número de medalhas e conquistas na natação nos jogos olímpicos é os Estados Unidos da América. Possuem em seu quadro mais de 500 medalhas.
  • Dono do recorde mundial dos 50m livre desde 2009, o brasileiro Cesar Cielo conquistou o ouro nos Jogos Pequim 2008 e o bronze em Londres 2012.
  • Em Sydney 2000, Eric Moussambani (Guiné Equatorial) virou lenda ao disputar os 100m livre 6 meses após aprender a nadar.
  • Em Munique 1972, Mark Spitz, dos EUA, ganhou sete ouros, tornando-se o maior colecionador de medalhas douradas em uma mesma edição dos Jogos, até que Michael Phelps superou o conterrâneo, em Pequim 2008, conquistando oito ouros, ao vencer todas as provas que disputou.
  • Michael Phelps é o maior atleta Olímpico da história e de todos os esportes. De Atenas (2004) a Londres (2012), o norte-americano ganhou 22 medalhas, sendo 18 de ouro.

Departamento de Marketing e Inovação

Via Farma

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s